Posted by Mons. Lusignan

amor

Para se compreender melhor a Ceia do Senhor, leia-se antes de mais o Sexto capítulo do Evangelho segundo São João em que Cristo se apresenta como sendo o Pão dos Céus.

Considerai também as seguintes passagens e meditai vagarosamente nelas:

Antes da Ceia disse-nos Jesus: “Desejei, ardentemente, comer convosco está Páscoa” (Lc 22,15

Lc 22,15
Latin: Biblia Sacra Vulgata (IV./V. sec.) - VUL

15 et ait illis desiderio desideravi hoc pascha manducare vobiscum antequam patiar © 1969

WP-Bible plugin
).

O convite para a Ceia, continua hoje. O mesmo Apóstolo João, (Apoc 3,20

Apoc 3,20
Latin: Biblia Sacra Vulgata (IV./V. sec.) - VUL

20 ecce sto ad ostium et pulso si quis audierit vocem meam et aperuerit ianuam introibo ad illum et cenabo cum illo et ipse mecum © 1969

WP-Bible plugin
) narra este permanente desejo/convite de Cristo: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo”.

Quando rogamos “o Pão-nosso de cada dia nos dai hoje” não pedimos somente o pão que mata apenas a fome do corpo. Pedimos especialmente o Pão da Vida que alimenta o nosso espírito e nos dá força para a caminhada rumo à Casa do Pai, praticando a fraternidade amorosa.

O Evangelho segundo o Apóstolo João, desde o capítulo 13 tem como tónica o amor fraternal: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros”.

E no cap. 15,17

: “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros”. Cristo entanto levou seu amor ao extremo, oferecendo a sua vida por nós: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos” (Jo 15,13
Jo 15,13
Latin: Biblia Sacra Vulgata (IV./V. sec.) - VUL

13 maiorem hac dilectionem nemo habet ut animam suam quis ponat pro amicis suis © 1969

WP-Bible plugin
) Ele veio para que tivéssemos vida e vida em abundância (Jo 10,10
Jo 10,10
Latin: Biblia Sacra Vulgata (IV./V. sec.) - VUL

10 fur non venit nisi ut furetur et mactet et perdat ego veni ut vitam habeant et abundantius habeant © 1969

WP-Bible plugin
).

Jesus lava os pés aos discípulos (Jo 13) - 1Antes da festa da Páscoa, Jesus, sabendo bem que tinha chegado a sua hora da passagem deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, levou o seu amor por eles até ao extremo. 2O diabo já tinha metido no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, a decisão de o entregar.

3Enquanto celebravam a ceia, Jesus, sabendo perfeitamente que o Pai tudo lhe pusera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava,4levantou-se da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura. 5Depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que atara à cintura.

6Chegou, pois, a Simão Pedro. Este disse-lhe: «Senhor, Tu é que me lavas os pés?» 7Jesus respondeu-lhe: «O que Eu estou a fazer tu não o entendes por agora, mas hás-de compreendê-lo depois.» 8Disse-lhe Pedro: «Não! Tu nunca me hás-de lavar os pés!» Replicou-lhe Jesus: «Se Eu não te lavar, nada terás a haver comigo.» 9Disse-lhe, então, Simão Pedro: «Ó Senhor! Não só os pés, mas também as mãos e a cabeça!»10Respondeu-lhe Jesus: «Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. E vós estais limpos, mas não todos.»

11Ele bem sabia quem o ia entregar; por isso é que lhe disse: ‘Nem todos estais limpos’. 12Depois de lhes ter lavado os pés e de ter posto o manto, voltou a sentar-se à mesa e disse-lhes: 13«Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-me ‘o Mestre’ e ‘o Senhor’, e dizeis bem, porque o sou. 14Ora, se Eu, o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. 15Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também. 16Em verdade, em verdade vos digo, não é o servo mais do que o seu Senhor, nem o enviado mais do que aquele que o envia. 17Uma vez que sabeis isto, sereis felizes se o puserdes em prática. 18Não me refiro a todos vós. Eu bem sei quem escolhi, e há-de cumprir-se a Escritura:

Aquele que come do meu pão

levantou contra mim o calcanhar.

19Desde já vo-lo digo, antes que isso aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu sou. 20Em verdade, em verdade vos digo: quem receber aquele que Eu enviar é a mim que recebe, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.»